segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Eleições no Kosovo suspensas devido a violência


No passado domingo, as eleições municipais no Kosovo foram interrompidas por protestos e confrontos entre sérvios. Em Mitrovica, norte do Kosovo, as mesas de voto foram obrigadas a fechar antes da hora prevista, devido à violência causada por grupos extremistas.

Eleições no Kosovo
Um grupo de extremistas encapuzados apoderaram-se de uma assembleia de voto, a norte de Mitrovica, destruiram algumas urnas e agrediram eleitores e membros das mesas de voto. Apesar disso, a taxa de participação nas zonas sérvias foi fraca, onde apenas 13% dos eleitores exerceram o direito ao voto.

Oliver Ivanovic, um dos candidatos, comentou os acontecimentos e esclareceu que "as eleições em Mitrovica norte fracassaram e que serão, sem dúvida, invalidadas". Segundo o DN, o primeiro-ministro sérvio Ivica Dacic, em comunicado à agência noticiosa Tanjug, alertou para o facto de que "as ameaças e apelos ao boicote põem em perigo a sobrevivência dos sérvio no Kosovo".

 As eleições foram uma espécie de teste para criar uma associação de municípios sérvios nos enclaves do Kosovo, visto que a zona norte do Kosovo é constituída, maioritariamente, por sérvios e onde a Pristina não tem qualquer autoridade.


Ana Luz e Maria Inês Gonçalves

Sem comentários: