quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Redacção da RTP pede demissão da direcção


A redação da RTP retirou ontem, em plenário, a confiança à Direção de Informação daquela estação, liderada por Paulo Ferreira, chegando até a ser pedida a sua demissão.

Os jornalistas da RTP votaram uma moção contra o processo de avaliação lançado na empresa e a sua aceitação por parte da Direção de Informação. A moção foi aprovada pelas redações de Lisboa e Porto, e delegações, com 63 votos a favor, 12 abstenções e um voto contra.

A redacção afirmou-se contra aquilo que disse ser um “processo que terminará inevitavelmente na elaboração de listas de mobilidade por parte da direção de informação de televisão da RTP, que a administração promove”.

Segundo documento enviado ao CM, a Direção de Informação do canal público de televisão disse, que “a aprovação daquela moção se baseou em pressupostos que não são verdadeiros”.

No documento enviado referiu-se ainda que o objetivo da Direção de Informação é desenvolver uma cultura de mérito para a qual são necessários processos de avaliação que se vão aplicar a todos os trabalhadores. Acrescentou também que tal medida é do conhecimento dos sindicatos e que não tem como objetivo o despedimento de trabalhadores.

Fonte da RTP disse que levantamento de trabalhadores e funções se trata de um processo transversal e normal de gestão de empresas. Porém, os jornalistas vinculam a direção a um possível despedimento coletivo que a empresa venha a fazer e dizem não acreditar nas garantias expressas por Paulo Ferreira, uma vez que “o facto dos diretores se apresentarem apenas como executores de um plano não lhes retira os ónus quer da situação presente, quer de situações futuras”.

Fontes: CM, Público

Maria João Cavaco

Sem comentários: