terça-feira, 15 de outubro de 2013

Jornalistas italianos despedidos por criticar o papa


Padre Livio Fanzaga, diretor da Radio Maria
Dois jornalistas de uma estação de rádio católica italiana, Rádio Maria, foram dispensados dos seus serviços como locutores de rádio após terem publicado um artigo de opinião, cujo título era “Não gostamos deste Papa”, no jornal “Il Foglio”.

Alessandro Gnochi e Mario Palmaro trabalhavam na estação de rádio há mais de 10 anos e receberam a informação de que estavam despedidos através de um telefonema do director da rádio católica, o padre Livio Fanzaga. Para os jornalistas, a opinião que deram no artigo poderia ser questionada, mas que eram “legítimas” e que por isso o sucedido era um caso “raro” no jornalismo.

O jornal onde este artigo foi publicado disse que "o padre Livio justifica que não se pode ser locutor da Rádio Maria e, ao mesmo tempo, criticar o Papa" e que por esse motivo teve que dispensar os jornalistas.

Ainda assim, os jornalistas mostraram-se indignados e disseram que durante o tempo em que trabalharam na emissora, puderam falar sobre qualquer tema sem que houvesse algum tipo de repressão por parte do director.

Fontes: La Republica, Diário de Notícias, R7

Joana Pinto

Sem comentários: