As televisões privadas recusaram-se a ceder à PSP imagens não editadas dos confrontos ocorridos na manifestação do dia 14, às portas de São Bento. Já sobre RTP, a porta-voz da polícia não se pronunciou, argumentando que existe um processo de averiguações a decorrer.
Televisões portuguesas não cedem imagens da manifestação |
O director da SIC Notícias, António José Teixeira, confirmou ao PÚBLICO que o pedido da PSP foi recebido na passada sexta-feira, mas o grupo Imprensa recusou ceder as imagens afirmando que estas foram todas emitidas.
Num comunicado lido ontem, no Jornal das 8, José Alberto Carvalho afirmou que a TVI só cede imagens do domínio público. "Qualquer outra imagem, não editada, é considerada material de trabalho dos jornalistas, está abrangida por sigilo profissional e a TVI não as divulga", leu o director de informação. Depois de recebido o e-mail da PSP a pedir imagens de "preferencia não editadas", a televisão privada justificou que as imagens recolhidas para as peças jornalísticas apenas servem como informação, e quando este "não serve esse propósito jornalístico, então não interessa para qualquer outro fim."
O e-mail recebido pela TVI acrescenta ainda que as imagens serão usadas “como meio de prova dos actos classificados como crime”. Apesar de tudo, a sub-comissária Carla Duarte afirmou à TSF não ter recebido qualquer resposta por parte das televisões privadas.
O director da SIC Notícias confessa que não é o primeiro pedido de cedência de imagens feito pela PSP.
Fábio Fernandes e João Pimenta
Fábio Fernandes e João Pimenta
Sem comentários:
Enviar um comentário