Só este ano se descobriu que um artigo escrito na Wikipédia era falso. Afinal Portugal não travou uma guerra com o império Marata, na zona central da índia, perto de Goa. O artigo foi escrito em 2007 por um utilizador da enciclopédia universal, que dizia que entre 1940 e 1941 “Portugal colonial entrou em confronto em Goa, numa guerra que ficou chamada conflito de Bicholim”.
O historiador Luís Frederico Dias Antunes diz ao jornal Público que, “é preciso que exista documentação histórica que sustente a informação e para isso a Wikipédia não serve ” e que nunca tinha ouvido falar no conflito. Esta guerra fictícia permaneceu durante cinco anos na plataforma online, considerada pelos editores da enciclopédia um “bom artigo”.
O artigo está também disponível na versão inglesa com o título "Bicholim Conflict". O autor do texto explica que o conflito teria terminado com “um tratado de paz que ajudou a forjar Goa como um estado indiano independente.” Segundo o Diário de Notícias, o texto cita 17 referências, sugestões de leitura, mostra um mapa da Índia e ainda a fachada de uma igreja próximo da região de Goa.
A escrita rigorosa confere credibilidade ao artigo e o seu autor escreveu que “o conflito foi breve e o seu impacto em termos de vítimas e estragos foi pequeno. Talvez por isto, nunca atraiu a atenção de cineastas e investigadores".
A mentira foi descoberta por um utilizador de Missouri, nos Estados Unidos, apresentando-se como “ShelfSkewed”, que indicou que as fontes do artigo foram inventadas, noticiou o Correio da Manhã.
O Wikipedia é uma enciclopédia online gratuita, onde qualquer pessoa do mundo pode escrever e editar artigos.
Mariana Carvalho e Soraia Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário