quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Grupo Leya deixa de publicar Saramago


Os livros de José Saramago já não vão ser mais publicados pelo Grupo Leya. A fundação José Saramago não descarta a hipótese de ser a mesma a publicar a obra do Nobel português, mas José Sucena disse ao Jornal Público que no início da próxima semana deverá anunciar a nova editora. Até lá estão em contacto com "várias editoras".

O jornal Record deu a noticia que os livros de Saramago deixarão de ser publicados pela editorial Caminho e replica o comunicado da Leya que afirma que "As herdeiras de José Saramago e a Editorial Caminho informam que não foi possível chegar a acordo sobre as condições contratuais que permitiriam continuar a publicar, nesta editora, a obra do escritor. Cessa, por isso, nesta data, a parceria iniciada há 35 anos, com a publicação de A Noite (1979)".

Em declarações ao site TVI24, José Sucena, curador da fundação José Saramago descarta preocupação e afirma "José Saramago, de modo nenhum, fica sem editora em Portugal. Estamos a analisar as diversas hipóteses que se estão a perspectivar, de há um tempo a esta parte, e esperamos encerrar as negociações até meados da semana que vem".

Ariana Martins e Cátia Esteves

Sem comentários: