Foto vencedora do World Press Photo 2012 |
De acordo com o British Journal of Photography, a World Press Photo não está disposta a correr riscos no que toca à edição das fotografias deste ano. A fotografia de Paul Hansen que ganhou o prémio no ano passado, causou sérios problemas à organização, forçando-a a abrir um inquérito conduzido por especialistas forenses.
O inquérito acabou por considerar a fotografia legitima e não uma montagem. No entanto, os especialistas forenses chegaram á conclusão que a fotografia de Hansen foi muito “retocada”. Esta conclusão, em conjunto com as acusações feitas às fotografias vencedoras de parecerem “posters de filmes”, convenceu a organização a implementar algumas alterações às regras para o próximo ano, confirmou Michiel Munneke, diretor do World Press Photo.
“Nós avaliamos as regras e protocolos do concurso e tentámos fazer alterações de modo a criar mais transparência”, disse Munneke em comunicado. “Iremos anunciar mais detalhes quando as candidaturas ao concurso do próximo ano abrirem”, acrescentou. Segundo Munneke, o mais importante é que a organização “consiga confiar na integridade e no profissionalismo dos fotógrafos participantes.”
Imagem: Fonte
André Moleiro e Mafalda Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário