quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Participação de jornalistas nas redes sociais reformulada pela AFP


Facebook AFP
A agência noticiosa francesa AFP divulgou, na semana passada, um código de conduta nas redes sociais para os seus respectivos jornalistas. Este caso é o mais recente no que diz respeito ao ajuste dos critérios deontológicos do jornalismo aos media emergentes.

Acontecimentos recentes, entre eles os motins em Londres, vieram reafirmar a importância das redes socais enquanto ferramentas do trabalho jornalístico. Numa acção de incentivo ao uso de plataformas como o Facebook e Twitter, a AFP anunciou, ainda em Junho deste ano, uma revisão dos termos orientadores do uso e participação dos seus 1500 jornalistas nas redes socais.

A agência afirmou, num comunicado divulgado no dia 13 de Outubro que "os jornalistas da AFP devem reservar aos amigos o acesso às suas páginas pessoas". A AFP procura também garantir que os seus jornalistas, quando presentes nas redes sociais para fins profissionais, se identifiquem como membros da agência.

Assim, o jornalista deverá abster-se de qualquer consideração pessoal ou comentário opinativo, de forma a primar pela imparcialidade da agência. No campo jurídico, a AFP poderá assumir responsabilidade sobre o que os seus jornalistas divulgam nas redes sociais, somente se estes o fizerem dentro do âmbito profissional.


Fonte: Público online
Catarina Nobre, Mário Borges

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