domingo, 11 de novembro de 2012

Qual a influência da crise nos Media?


Esta foi a questão central em debate na 3ª edição da Conferência Media do Futuro, promovida pelo Jornal Expresso e pela SIC Notícias, que contou com a presença, entre outros, de José Alberto Carvalho, José Pacheco Pereira, Pedro Norton e Francisco Pinto Balsemão.

A crise económica pode ter impacto na qualidade do jornalismo, pois, segundo o jornalista José Alberto Carvalho, "temos um mercado pequeno, com uma crise de publicidade e uma crise de consumo, pelo que penso que vamos ser forçados a reinventar as nossas atividades", alterações essas que poderão colocar "seríssimos riscos" à "prática do jornalismo".

Foto: www.dinheirovivo.pt
No discurso de abertura, Francisco Pinto Balsemão falou do caso da RTP e do seu futuro, afirmando que "apesar das propostas do Governo, nomeadamente uma possível concessão, o futuro do canal irá depender da receita de publicidade atribuída à empresa responsável pela gestão". O responsável pelo grupo Impresa, reprovou ainda a maneira como foi conduzido o processo de Implementação da TDT em Portugal, defendendo que "o processo condenou as televisões generalistas a serem o parente pobre da televisão".

Na opinião de José Pacheco Pereira, "uma parte importante da crise da comunicação social tem a ver com a incapacidade de fazer um jornalismo para o presente". De acordo com o historiador, a causa deste problema é "a realidade socioeconómica do país" não corresponder "ao mundo vivido pelos jornalistas". O também comentador político alertou ainda para a existência de "interesses de grupos económicos que trazem uma agenda política que implica a proteção de interesses de nações que têm ditaduras".

Fontes: Jornal Expresso, Jornal Digital

Mauro Carvalho e Tiago Amado

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