Esta foi a questão central em debate na 3ª edição da Conferência Media do Futuro, promovida pelo Jornal Expresso e pela SIC Notícias, que contou com a presença, entre outros, de José Alberto Carvalho, José Pacheco Pereira, Pedro Norton e Francisco Pinto Balsemão.
A crise económica pode ter impacto na qualidade do jornalismo, pois, segundo o jornalista José Alberto Carvalho, "temos um mercado pequeno, com uma crise de publicidade e uma crise de consumo, pelo que penso que vamos ser forçados a reinventar as nossas atividades", alterações essas que poderão colocar "seríssimos riscos" à "prática do jornalismo".
Foto: www.dinheirovivo.pt |
Na opinião de José Pacheco Pereira, "uma parte importante da crise da comunicação social tem a ver com a incapacidade de fazer um jornalismo para o presente". De acordo com o historiador, a causa deste problema é "a realidade socioeconómica do país" não corresponder "ao mundo vivido pelos jornalistas". O também comentador político alertou ainda para a existência de "interesses de grupos económicos que trazem uma agenda política que implica a proteção de interesses de nações que têm ditaduras".
Fontes: Jornal Expresso, Jornal Digital
Mauro Carvalho e Tiago Amado
Sem comentários:
Enviar um comentário