quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Novidade nos Prémios Pulitzer de 2012


Pela primeira vez, em 2012, as candidaturas ao Prémio Pulitzer serão feitas exclusivamente em formato electrónico.

Segundo a Universidade de Colúmbia em Nova Iorque, a organização que gere os prémios Pulitzer, as candidaturas de 2012 serão feitas exclusivamente através do formato online. Banindo totalmente a tradicional entrega em formato de albúm, esta decisão afecta a próxima edição dos prémios que, tal como é costume, se realizará em 2012 onde competem trabalhos de 2011. Esta mudança pretende sobretudo facilitar aos jurados “a tarefa de avaliar os trabalhos a concurso, cerca de 1100 todos os anos”, como refere o jornal Público.

Outra grande mudança prevista para a próxima edição é a revisão de uma das 14 categorias que o prémio alberga. Mais uma vez, o jornal Público diz-nos que a categoria “Breaking News” irá centrar-se agora “em trabalhos que acompanhem os acontecimentos desde início, passo-a-passo, e que, portanto, não esperam pelo jornal do dia seguinte para chegar aos leitores.”

Textos, gráficos interactivos, vídeos e outros formatos multimédia continuarão a ser ferramentas aceites em trabalhos jornalísticos. As candidaturas poderão ser submetidas até dia 25 de Janeiro.

Por curiosidade deixamos aqui um vídeo que um candidato ao prémio de 2012 colocou no Youtube:


Fonte: Público

Rita Silva e Frederico Daniel

Sem comentários: