sábado, 10 de dezembro de 2011

Costa aconselha "prudência" na privatização da RTP


O Presidente da RTP, Guilherme Costa, aconselhou “grande prudência” no processo da privatização do canal português. Falando hoje numa conferência, Costa defendeu que a privatização da estação pública não pode ser vista apenas pelo lado de custos.

Numa das suas intervenções na conferência “Serviço Público de Comunicação Social - Reestruturação da RTP”, que decorre no ISCSP, Guilherme Costa advertiu que a "decisão política [de privatizar o grosso da actividade da RTP] não deve ser justificada pelo custo, por estar desajustada" . O presidente exemplificou ainda o modelo sustentável da RTP, especificando que apesar do custo médio por ponto de audiência do canal ser mais caro, em comparação com os dois outros operadores privados, a diferença não chega aos 15%. Uma figura abaixo da media europeia de 20%.

Costa pediu ainda que se fizesse uma “métrica das funções do serviço público” para averiguar se os custos relacionados com os 15% são, ou não, justificáveis dentro de um espectro financeiro. Apesar de ainda não estarem definidos os parâmetros para a privatização, Costa avisa que "reduzir a RTP a um serviço residual é quase a mesma coisa [que a fechar]".

Fonte: Público

Daniel Ramos e Luís Cuco

Sem comentários: