Ben Bradlee foi durante 26 anos editor do Washinton Post. |
Bradlee ficou conhecido por ter supervisionado a investigação jornalística, realizada por Bob Woodward e Carl Bernstein, ao caso Watergate no qual cinco assaltantes pretendiam colocar aparelhos de escuta na sede nacional do Partido Democrático americano.
Durante dois anos, o Washington Post publicou mais de 400 artigos que acabaram por revelar o conhecimento do o assalto do então Presidente dos Estado Unidos da América, Richard Nixon, o que acabou por levar-lo a renunciar o seu cargo.
Foi também por esta altura em que Ben Bradlee esteve envolvido na publicação de vários artigos que ficaram a ser conhecidos como os "Documentos do Pentágono" que revelaram que a Casa Branca mentiu sistematicamente, durante anos, sobre a Guerra do Vietnam.
Mais tarde, como reconhecimento pelo seu contributo e pela sua obra jornalística, Bradlee recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, pelas mãos do atual Presidente dos EUA, Barack Obama.
"Ben Bradlee era um verdadeiro homem da imprensa, que transformou o Washington Post num dos melhores jornais do país. Com ele ao leme, um batalhão de jornalistas publicaram os "Documentos do Pentágono, expuseram Wategate e contaram histórias que precisavam de ser contadas e que nos ajudaram a compreender o nosso mundo e a nós próprios um pouco melhor", declarou, na altura, Barack Obama.
Fontes: Reuters, Diário Económico, RTP
Imagem: openlettersmonthly.com
Daniel Wollscheid