O ex-presidente da República Jorge Sampaio defendeu que os 'media' deviam divulgar os seus principais anunciantes.
O tema - é um de vários - está a ser debatido no domínio do Jornalismo Económico por iniciativa da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (a polícia da bolsa) que desafiou os jornais a autoregularem-se criando um Código de Boas Práticas que reforce a transparência e minimize o risco de manipulação do jornalismo financeiro pelas fontes.
O caso da "OPA dos chineses sobre o Benfica" - a notícia de uma OPA suportada em fonte anónima a que se acrescentava o valor da oferta com fonte identificada e que acabou por se revelar falsa mas que permitiu a alguns ganharem dinheiro - tem servido de exemplo para ilustrar a necessidade de os jornalistas económicos e financeiros aceitarem a auto-imposição de algumas regras.
Aqui fica como exemplo o Código de Práticas do Financial Times.
Não encontramos ali a obrigação de o FT publicar os seus principais anunciantes e tenho dúvidas se é preciso ir tão longe.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Jorge Sampaio, jornalismo e transparência
Etiquetas:
códigos de boas práticas,
deontologia,
jornalismo económico
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