quinta-feira, 21 de março de 2013

Judite de Sousa afasta peça do Jornal das 8

Correio da Manhã revelou no domingo que Judite de Sousa não autorizou a difusão de uma peça da jornalista Ana Leal sobre o Departamento Central de Investigação e Ação Penal no Jornal das 8. A decisão causou polémica e críticas por parte do Conselho de Redação, que considera estar em causa a credibilidade do jornalismo da TVI. O diretor de informação, José Alberto Carvalho, apoiou a decisão da diretora-adjunta, afirmando confiar nos critérios de seleção de Judite de Sousa. A reportagem de Ana Leal acabou por ser emitida no 25ª Hora, da TVI 24.

Fontes:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/redacao-da-tvi-enfrenta-judite
http://quinto-canal.com/2012/05/fatima-campos-ferreira-e-judite-de-sousa-distinguidas/

Gabriel Monteiro

quarta-feira, 20 de março de 2013

Anúncios online não compensam o declínio dos impressos

Nos EUA, em 2012, por cada dólar ganho em anúncios no mundo digital, perderam-se 16 dólares no  meio impresso, acentuando a questão de como lucrar com o jornalismo online. De acordo com o relatório do PEW Research Center, desde 2003, o lucro dos anúncios impressos caiu de 45 para 19 mil milhões, enquanto o lucro no digital apenas cresceu 2,1 mil milhões de dólares. Em resultado, várias publicações começaram a introduzir subscrições para os leitores que pretendam aceder aos conteúdos completos online.


João Mendonça e José Monteiro

Acesso ao conteúdo digital do Washington Post vai passar a ser pago


 O Washington Post anunciou no início desta semana que vai passar a cobrar pelo acesso ao conteúdo digital no início do Verão. O pagamento efectiva-se quando os utilizadores  ultrapassam as 20 peças visualizadas. Esta medida não é inédita, visto que outros jornais americanos como o New York Times e o Wall Street Journal já o fazem.  Os assinantes do jornal mantêm acesso ilimitado a todos os conteúdos, tal como professores, alunos, militares e funcionários públicos, desde que acedam de escolas ou locais de trabalho.


Fonte: http://www.jornalistasdaweb.com.br/2013/03/18/washington-post-vai-comecar-a-cobrar-pelo-acesso-ao-conteudo-digital/

Bruno Cardoso e Cristóvão Carreira

Nuno Santos recorre da decisão da RTP



Nuno Santos anunciou que vai recorrer do despedimento por justa causa, sem direito a indemnização, decidido pela RTP. A notícia foi comunicada a 12 de março e o canal público alega falta de obediência e de lealdade para com a administração por parte do ex-diretor de informação. É o resultado do processo disciplinar instaurado na sequência do polémico caso do visionamento pela PSP das imagens gravadas durante a manifestação à porta da Assembleia da República.




Ana Cláudia Colecas e Catarina Roque

Mútuo acordo na RTP até 2 abril


 
Já estão decididas as condições de indemnização aos funcionários da RTP que pretendam sair por mútuo acordo. A empresa anunciou que será pago 1,35 salários por cada ano trabalhado, até ao  valor máximo de 150 mil euros. Para pagar estas indemnizações, a RTP irá pedir um empréstimo bancário de 30 milhões de euros. Os trabalhadores tem até 2 de abril para apresentar propostas de rescisão.


André Contente e Bruna Mariz




Público lidera em pageviews


O Público Online bateu o recorde de pageviews em fevereiro, ultrapassando pela primeira vez o Correio de Manhã. Segundo o Netscope, o título registou quase 53 milhões de visualizações, assumindo a liderança entre jornais, rádios e televisão. O jornal também dá cartas nas redes sociais. No Facebook, o público é o meio de comunicação social com mais seguidores, quase 340 mil.

Geisa Santos

terça-feira, 19 de março de 2013

Crise da Comunicação em debate


Ricardo Jorge Pinto, director-adjunto da Agência Lusa, Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas e o jornalista José Manuel Fernandes debatem a 21 de março a crise na comunicação social. O encontro, a propósito da entrega do prémio Centro Pinus de Jornalismo Florestal, acontece no Porto, no auditório do Pólo das Indústrias Criativas da UPTEC, a partir das 15 horas.



Catarina Catalo


Jornalista libertado na Somália

O jornalista somali Abdiaziz Abdinur Ibrahim, detido há dois meses e condenado a um ano de prisão por entrevistar uma mulher alegadamente violada por um polícia, foi libertado este domingo, com todas as acusações retiradas. A entrevistada, que tinha sido detida com o jornalista e acusada pela ONU de tentar esconder o caso dos jornalistas, também saiu em liberdade.

Fontes:
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/55030/som%C3%A1lia-liberta-jornalista-condenado-por-entrevistar-v%C3%ADtima-de-viola%C3%A7%C3%A3o
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/55030/som%C3%A1lia-liberta-jornalista-condenado-por-entrevistar-v%C3%ADtima-de-viola%C3%A7%C3%A3o

Inês Carvalho

Bernardo Figueiredo dá nome a rua

O jornalista Bernardo de Figueiredo, falecido em 2001, dá agora nome a uma rua situada no Campo Emílio Infante da Câmara, junto à Casa do Campino, em Santarém. A rua foi inaugurada no sábado, numa homenagem que juntou familiares, amigos e autarcas. O jornalista escalabitano nasceu a 24 de Março de 1928, na freguesia de Santa Iria da Ribeira de Santarém e esteve sempre ligado aos media. Foi director durante 12 anos do Correio do Ribatejo, trabalhou no Diário de Noticias, no Diário Popular, em rádios regionais e na Renascença.


Fonte:
Isis Abrantes

Detido suspeito de envolvimento na morte de Daniel Pearl


Qari Qari Abdul Hayee, também conhecido como Asad Ullah, foi preso no domingo por suspeita de envolvimento no homicídio do jornalista americano Daniel Pearl. O cabecilha da Lashkar e-Jhangvi, um grupo islamita envolvido em vários ataques terroristas, foi capturado durante uma operação num bairro em Karachi, Paquistão, pela unidade paramilitar Rangers. Daniel Pearl, correspondente do Wall Street Journal, desapareceu a 23 de Janeiro de 2002 e um vídeo que mostra o jornalista a ser decapitado foi entregue ao consulado americano um mês depois.




Fontes:
http://www.publico.pt/mundo/noticia/paramilitares-paquistaneses-detiveram-suspeito-de-envolvimento-na-morte-de-daniel-pearl-1588166
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/paquistao-prende-suspeito-de-assassinar-jornalista-norte-americano.html


Ingrid Marques

Jornal confiscado na Inglaterra


Uma arma ofensiva. Foi assim que os seguranças de um jogo do clube de futebol britânico West Ham United classificaram um exemplar do diário inglês Worcester News. Um adepto entrou em campo a 12 de março com o jornal, que acabou confiscado. É o resultado das novas medidas de segurança que baniram todos os objectos que possam ser transformados em tochas. 


Fonte:


Magda Paiva

Jornalista turco volta a infringir a lei


“Denegrir a Nação Turca, a República Turma, o seu governo ou as suas instituições do governo” são crimes puníveis pelo código penal turco com prisão até dois anos. Temel Demirer voltou a violar o texto consagrado no artigo 301. Esta é a segunda vez que o jornalista turco desafia as autoridades do país em que mais jornalistas são presos. Para evitar sofrer penas, Demirer não podia cometer novo crime durante três anos. Agora, aguarda julgamento.

Fonte:
http://estacaoarmenia.com.br/tag/temel

Ana Rita Pinto

Editor da Reuters acusado de ajudar hackers


 
Matthew Keys, editor-adjunto de media sociais da Reuters  foi indiciado pela justiça californiana por alegada  conspiração contra o grupo Tribune Company. O jornalista de 26 anos é acusado de ajudar o grupo hacker Anonymous a aceder e modificar o site do Los Angeles Times. Keys terá usado uma sala de chat para passar informações aos hackers que  acederam a pelo menos uma peça do Los Angeles Times e alteraram-na.  Se for considerado culpado, arrisca dez anos de prisão e uma multa de 250 mil dólares por cada caso comprovado de alterações.  
Fontes:
Yeda Aleixo

Curso de Ciências Forenses para Jornalistas




Perícias médico-legais, bases de dados de ADN e deontologia da comunicação social são alguns dos temas do Curso de Medicina Legal e Ciências Forenses para Jornalistas. De 22 e 23 de Março, organizado pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, o curso custa 30 euros. Inclui refeições, 18 horas de formação e um certificado formativo. Decorre no Auditório da Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, em Lisboa. Inscrições através do telefone: 239854242 (Secretariado de Pós-Graduação em Medicina Legal).


Ana Catarina Antão


Cabo atrai cada vez mais jornalistas


Mais livre, criativa, ambiciosa e estimulante. É a opinião dos jornalistas que optam pela profissão na televisão por cabo. São já vários os profissionais televisivos que trocam a televisão generalista pelos canais pagos. Os profissionais consideram que esta nova área é uma forma de chegar a novos espectadores com mais liberdade criativa. Júlio Magalhães, Judite de Sousa e Andreia Vale são alguns dos nomes que se dedicam a este novo tipo de jornalismo televisivo, parcialmente ou a tempo inteiro.


Solange Marcelo

Termina em maio o prémio de jornalismo na área da dor


As candidaturas ao prémio de jornalismo na área da dor terminam a 30 de Maio. O objectivo é incentivar e reconhecer o interesse dos trabalhos jornalísticos neste campo. Nesta edição do concurso o valor do prémio é três mil euros, distribuídos pelos trabalhos vencedores de cada categoria aceites no concurso. Podem candidatar-se jornalistas residentes em Portugal, com trabalhos foram publicados entre Maio de 2012 e Abril de 2013 pelos órgãos de comunicação.








Emiliana Sumbo

Da Etiópia ao Chile a pé

De Herto Bouri, na Etiópia, à Terra do Fogo, no Chile. A pé. Paul Salopek, jornalista vencedor de dois prémios Pulitzer, começou a 3 de Janeiro uma viagem de 34 mil quilómetros. Uma epopeia de sete anos com o objetivo de recriar os percursos migratórios de há 60 mil anos. O projeto conta com o apoio da National Geographic, e é possível acompanhar a viagem através do site de Salopek.




FONTE: Visão

Marta Mendes 

Resistência de Timor em exposição

Um dos rostos fotografados por António Cotrim
Um povo que viveu décadas num ambiente de opressão e violência, mas manteve intactas identidade e costumes. Esta capacidade de resistir é o tema de “Rostos de Timor-Leste”, exposição fotográfica de António Cotrim. “Timor representa um povo de fé, capaz de passar aos outros um exemplo de coragem e determinação”, afirma o fotojornalista. A exposição é a sua homenagem, patente ao público no Cine Teatro Eduardo Brazão, em Valadares, até 6 de Abril.
 
Fonte da imagem: Wordpress
 
Patrícia Franco

Steve Coll é o novo reitor da Columbia Journalism School


(Foto: David S. Holloway/Getty Images)

Vencedor de dois Prémios Pulitzer e antigo editor do Washington Post, Steve Coll, foi nomeado reitor de uma das maiores escolas de Jornalismo nos Estados Unidos, a Columbia Journalism School. Fundada por Joseph Pulitzer, o jornalista que deu nome aos famosos prémios, a Columbia tem apostado em programas focados nas novas tecnologias e mestrados em Ciências da Computação. Steve Coll escreveu sete livros, trabalhou durante décadas como repórter, correspondente e editor na imprensa, e foi presidente da fundação The New American Foudation.


Ana Rita Xavier