sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Jornalismo chega ao iPad

Rupert Murdoch e Steve Jobs estão a preparar um jornal para o iPad que vão revelar até ao final deste mês. A colaboração entre o grupo de media e a Apple estaria a ser desenvolvida em segredo há vários meses, em Nova Iorque, e o seu lançamento está previsto para o início do próximo ano. O Daily não terá uma edição em papel, nem online, sendo um projecto criado especificamente para dowload nos iPad, com um custo semanal, para o mercado americano, de 99 cêntimos.

O projecto procura combinar a “sensibilidade do tablóide com a inteligência do broadsheet”, e terá a sua sede no edifício de Nova Iorque da News Corp., tendo sido contratados 100 jornalistas, entre os quais Pete Picton, um dos editores online do Sun.

A aposta de Murdoch assenta nas perspectivas de venda do iPad, calculadas na ordem dos 40 milhões no fim do próximo ano. “Se apenas 5% desses 40 milhões subscreverem o Daily, já são 2 milhões de subscritores”, diz a fonte citada pelo Guardian.

O mercado aguarda que a Apple anuncie um plano de subscrição para os jornais baseado no seu modelo para o iTunes. Este plano não parece contar com a total a aceitação dos editores que não se mostram disponíveis para deixar que a empresa de Steve Jobs funcione como intermediária ou que o preço seja imposto pela Apple, como sucedeu com o iTunes na indústria de música.

O Daily é mais uma aposta de Murdoch, o ‘campeão’ mundial pela luta dos conteúdos pagos online. Contudo, a revista londrina “Project” adiantou-se no mercado, sendo a primeira publicação totalmente criada para os tablets, «O espírito empreendedor ainda está vivo na Virgin», disse o britânico Richard Branson, executivo da empresa, durante o lançamento da revista, que teve como primeira capa o actor Jeff Bridges, a propósito da sua participação no filme «Tron».

A revista digital estará disponível via iTunes com um preço de capa de 2,28 euros, e terá periodicidade mensal. A revista é «completamente interactiva», segundo Richard Branson e tornará a publicidade mais eficiente.

Marta Rodrigues e Tatiana Batista

Edição: Miguel Morelli

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