sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ciberjornalismo em debate no Porto a 9 e 10 de Dezembro


O Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media), organiza, nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2010, na Universidade do Porto, o II Congresso Internacional de Ciberjornalismo, sob os temas “Modelos de negócio para o jornalismo na Internet” e “Redes sociais e Ciberjornalismo”, no âmbito do programa de comemorações dos 10 anos da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

O Congresso tem como objectivo a actualização de conhecimentos científicos sobre o
ciberjornalismo.

Programa

Hugo Suarez, Hugo Ribeiro e Pedro Sousa

Edição: Miguel Morelli

RTP dá oportunidade a jovens jornalistas

A RTP apresentou no dia 10 de Novembro dois projectos-piloto desenvolvidos em parcerias com universidades, nomeadamente a Universidade Lusófona de Lisboa, com o objectivo de aproximar o ensino do serviço público da televisão.

Em conferência de imprensa no Porto, o presidente do conselho de administração da RTP disse que estes “projectos de dinamização do serviço público” têm como finalidade “aproveitar os talentos escondidos, tantas vezes desperdiçados que o ensino de comunicação forma”.

Os dois projectos apresentados pela RTP incidem sobre temáticas distintas. O primeiro, “Contos de Natal”, resulta de uma parceria com as escolas de cinema e televisão da Universidade Lusófona de Lisboa, IPP Porto, Universidade Católica do Porto, entre outras. Os alunos são convidados a produzir e a realizar curtas-metragens a partir de contos e argumentos de escritores nacionais, entre os quais Francisco José Veigas, Mário Zambujal e Jorge Marmelo. O produto final será depois exibido “numa das plataformas” do canal público de televisão.

O segundo projecto, “A Meu Ver”, está mais vocacionado para a área da informação. O projecto consiste num concurso nacional aberto a todos os estudantes de comunicação social do país visando o desenvolvimento de reportagens sob formato audiovisual.

José Alberto Carvalho encerrou a conferência afirmando que “há um excesso de oferta de cursos de comunicação social em Portugal, que se traduz em falta de oportunidades para os alunos”, e o principal objectivo é dar “oportunidade” aos cerca de 1200 jovens que anualmente se formam em comunicação.

Jorge Almeida, Miguel Simões, Sara Beato e Pedro Fernandes

Edição: Miguel Morelli

Prémio Nacional Indústrias Criativas distingue vencedor com 25 mil euros


As candidaturas para a 3ª edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas começaram em Novembro e terminam no dia 12 de Dezembro próximo.

Podem candidatar-se projectos em áreas tão distintas como Rádio, Cinema, Vídeo, Música, Design, Arquitectura e outras.

O vencedor será distinguido com um prémio 25.000€, montante que tem de ser aplicado no capital social da sociedade comercial a constituir para desenvolvimento do negócio proposto ou no aumento de capital, caso a sociedade já esteja constituída.

O Prémio Nacional Indústrias Criativas – Unicer/Serralves é uma iniciativa da Unicer e da Fundação de Serralves, em parceria com a Agência de Inovação, ANJE, BPI, ESAD, Fundação da Juventude, IAPMEI, LMS Design, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.

Maria Silveira

Edição: Miguel Morelli

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prémio Gazeta distingue Miguel Carvalho, João Paulo Guerra e “Repórter do Marão”

O jornalista da Revista Visão, Miguel Carvalho, o veterano João Paulo Guerra e o jornal regional 'Repórter do Marão' foram distinguidos com os Prémios Gazeta 2009, atribuídos pelo Clube dos Jornalistas.

Este ano, numa cerimónia apadrinhada por Cavaco Silva, o júri atribuiu o Grande Prémio Gazeta 2009 a Miguel Carvalho pelo seu trabalho ‘Os Segredos do Barro Branco’, centrado na figura de Joaquim Ferreira Torres que esteve ligado à oposição violenta ao 25 de Abril e assassinado em Agosto de 1979.


João Paulo Guerra, jornalista com um "longo, diversificado e prestigioso percurso profissional de quase meio século de actividade na rádio, imprensa e televisão", foi distinguido com o Troféu Gazeta de Mérito 2009. Por último, o Prémio da Imprensa Regional foi entregue ao jornal ‘Repórter do Marão’, pela "qualidade global do seu projecto jornalístico, que inclui presença online". Segundo o Clube dos Jornalistas, liderado por Mário Zambujal, trata-se de um "bom exemplo da renovação da imprensa regional".

Contrariamente ao que tem vindo a ser hábito, a organização decidiu não atribuir o Prémio Gazeta Revelação, por "não ter encontrado trabalhados com a qualidade requerida para tal distinção".

Sara Cabral, Sara Beato e Soraia Neto

Edição: Miguel Morelli

Novas tecnologias podem ameaçar fotojornalismo em Portugal

Um estudo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto concluiu que as novas tecnologias e a convergência das reduções podem culminar no declínio do fotojornalismo português.

A tese de mestrado em ciências da comunicação revela ser “previsível que se acentue a minimização gradual do contributo da fotografia de imprensa na formação da identidade de cada órgão” com a “adopção dos renovados modelos de gestão”.

A autora, Luísa Silva, acredita que se “poderá registar um declínio no fotojornalismo português, não tanto por causa da diminuição da qualidade do produto dos profissionais, mas sobretudo como efeito das acções e das resoluções tomadas pelos proprietários das empresas mediáticas no novo ecossistema da imprensa em Portugal”.

O estudo, divulgado pela agência Lusa, pretendeu fazer um diagnóstico de aproximação ao estado em que se encontra o fotojornalismo português e perceber em que medida o fenómeno da convergência o tem afectado.

Leia aqui a notícia completa

Jorge Almeida, Miguel Simões e Pedro Fernandes

Edição: Miguel Morelli

domingo, 21 de novembro de 2010

Público e Renascença distinguidos com prémio europeu

O jornalista do Público Luis Villalobos e a jornalista da Rádio Renascença Filomena Barros venceram o Prémio de Jornalismo do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, promovido pela Comissão Europeia.

Luis Villalobos foi premiado na categoria de Jornalismo escrito com o artigo “Há 243 mil famílias em Portugal sem acesso a contas bancárias”. Na categoria de Audiovisual venceu a reportagem de Filomena Barros, “Comboio dos Direitos” sobre a viagem de 600 crianças para assistirem a um concerto infantil. Os dois vencedores portugueses concorrem agora ao prémio europeu, que será anunciado em Dezembro.


Comboio dos Direitos

Foram a concurso 36 trabalhos portugueses, publicados entre 1 de Outubro de 2009 a 4 de Setembro de 2010, na imprensa escrita, on-line e audiovisual. O Prémio de Jornalismo do Ano Europeu 2010 visa distinguir jornalistas que contribuem com os seus trabalhos para alertar a sociedade para os fenómenos da pobreza e da exclusão social.

Sara Baptista, Patrícia Silva e Vera Furtado


Edição: Miguel Morelli

Estudo: 68% dos blogs dos jornais nos EUA são editados

Um inquérito do site Stinky Journalism mostra que a maioria dos blogs dos dez maiores jornais dos EUA passa por um processo editorial. Stinky Journalism é um site "watchdog" que testa a veracidade das notícias nos media dos Estados Unidos.

O estudo concluiu que 404 dos 591 (68%) blogs publicados pelos jornais são editados. Sete dos dez jornais online editam todos os seus respectivos blogs. Os jornais foram: o New York Times, o Wall Street Journal, o Washington Post, Los Angeles Times, USA Today, o San Francisco Chronicle, o New York Post, o Chicago Tribune, e o Boston Globe.

As excepções foram o San Francisco Chronicle e o Chicago Sun-Times, que afirmaram apenas "ficar de olho" nos blogs, e não editar "todos os blogs em todas as alturas".

Em relação a conteúdos, oito dos 591 blogs (1%) publicam notícias tradicionais. Os restantes especializam-se em tópicos como ecologia, cultura, negócios, entretenimento, pessoas, e politica, entre outros.





Edição: Miguel Morelli

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Google doa 5 milhões de dólares para o Jornalismo Digital

O Google anunciou, na última terça-feira, dia 26 de Outubro, que vai doar cinco milhões de dólares americanos para incentivar a inovação no jornalismo digital. O donativo destina-se a organizações sem fins lucrativos para, de acordo com a empresa, desenvolver novas abordagens para o jornalismo digital.

Este montante será divido em duas parcelas: três milhões são destinados a projectos fora dos Estados Unidos e dois milhões serão doados a duas organizações que apoiam o desenvolvimento do jornalismo digital: a John S. e James L. Knight Foundation.

No blogue oficial do Google, o presidente de operações de vendas globais e desenvolvimento comercial, Nikesh Arora, afirma que o jornalismo é fundamental para o funcionamento da democracia e que é necessário desenvolver melhores produtos noticiosos, encorajando a inovação.

Ana Rita Carmello, Eliana Costa e Joana Rebelo Morais

Edição: Miguel Morelli

XII Seminário de Estudos Europeus no CENJOR

O jornal Público e o CENJOR em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, organizam o XII Seminário de Estudos Europeus que terá início no dia 25 de Novembro de 2010 e termina a 2 de Junho de 2011.

O seminário destina-se a alunos matriculados nos últimos anos dos cursos superiores de Comunicação Social e Jornalismo, e a licenciados na mesma área com idade limite até aos 30 anos. Este seminário é gratuito mas tem um número limitado de participantes. Os interessados podem candidatar-se até ao dia 12 de Novembro. Participar num atelier do CENJOR e ter a possibilidade de fazer um estágio não remunerado no jornal Público, são algumas das vantagens do seminário.

Ana Duarte, Maria Silveira e Teresa Carvalho da Silva

Edição: Miguel Morelli

Mudanças no jornalismo em discussão no Brasil


A Universidade de Brasília organiza o 1º colóquio internacional Mudanças Estruturais no jornalismo. O colóquio organizado pela Faculdade de comunicação da Universidade de Brasília em parceria com a Réseau d´études sur le journalisme (Rede de estudos sobre o jornalismo), terá como objectivo debater as principais transformações no jornalismo.

O encontro realizar-se-á em Abril, entre os dias 25 e 28 do próximo ano. Este debate surge numa altura em que o jornalismo se depara com alterações constantes, e a discussão irá assentar em três pressupostos fundamentais: “ as transformações nas práticas jornalísticas, modelos de análise que permitam investigar tais transformações e a construção do discurso sobre mudança e sua utilização pelos actores sociais vinculados aos media (jornalistas, editores, políticos, investigadores…”).

As inscrições estão abertas até 15 de Dezembro de 2010 e pode encontrar aqui as regras e as informações para o envio de trabalhos.

Miguel Minhava e Paulo Rosa

Edição: Miguel Morelli