quinta-feira, 22 de março de 2018

“Assobiador” é a Árvore Europeia do Ano


O sobreiro português “Assobiador” venceu ontem o concurso de Árvore Europeia do Ano com um total de 26.606 votos. O anúncio teve lugar no Parlamento Europeu, no mesmo dia em que se festejou o Dia Internacional da Floresta. A árvore portuguesa com 234 anos e 16,2 metros de altura, situada em Águas de Moura (Setúbal), ja tinha sido distinguida em 1988 como “Árvore de Interesse Público” e pertence ao Livro de Recordes do Guiness como “o maior sobreiro do mundo”.







Paulo F. Pereira

Paulo Dentinho mantém-se na direcção de informação da RTP

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, desmentiu todos os rumores que dão conta de alteração no cargo de director de informação do canal. Depois de ter vindo a público a possibilidade de Carlos Daniel ocupar o lugar de Paulo Dentinho, Gonçalo Reis garante que nunca quis demitir o director de informação nem este se quis demitir.


Fonte


António Tavares
Nobel da Literatura em Lisboa

Bob Dylan atua hoje em Lisboa, na Altice Arena. É a sétima vez que o cantor norte-americano vem a Portugal, mas a primeira desde que ganhou o prémio Nobel da Literatura em 2016. O artista esteve em Portugal pela última vez há dez anos, no antigo festival Optimus Alive, em Algés.



Martim Melo


Desligar as luzes pelo planeta



No próximo sábado, 86 municípios portugueses vão desligar as luzes entre as 20:30h e as 21:30h. É a Hora do Planeta, iniciativa da Associação Natureza Portugal WWF que, em 2017, contou com a participação de 144 autarquias. O objectivo é sensibilizar a população contra as ameaças que põem em causa a biodiversidade e as alterações climáticas. A organização afirma que "é possível travar as alterações climáticas com pequenas mudanças de hábitos quotidianos, como a utilização de menos combustíveis fósseis privilegiando meios de transporte amigos do ambiente".





















Fonte 1

Fonte 2
Fonte 3


Carolina Carvalho

Estudantes nigerianas libertadas


A menos de dez dias das Eleições, o Chefe do Estado nigeriano,  Muhammadu Buhari, negociou a liberdade das jovens estudantes que haviam sido raptadas pelo grupo extremista de Boko-Haram. As adolescentes encontravam-se em cativeiro desde fevereiro e frequentavam a escola Dapchi, no nordeste do país, de onde foram raptadas. A Presidência da Nigéria desmentiu os rumores lançados na comunicação social local que davam conta de uma troca de presos ou pagamento para alcançar o resgate das jovens. O Ministro da Informação, que visitou as estudantes após serem libertas, garantiu que a libertação foi incondicional.  







Fonte 1 
Fonte da imagem


Teresa Rodrigues

O adeus a Dick Haskins


António Albuquerque, o escritor português mais conhecido pelo pseudónimo Dick Haskins, morreu ontem, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, vítima de uma infeção respiratória. O corpo está na igreja de S. Bernardino, de onde sairá para ser cremado às 15h. O escritor de 88 anos, reconhecido internacionalmente pelos seus romances policiais, tem obras traduzidas em mais de 30 línguas.







Fonte 1
Fonte 2 


Diogo Silva

Agrupamentos escolares proibidos de promover viagens


A Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) identificou escolas e docentes que atuavam como promotores turísticos de viagem de finalistas. Responsáveis e professores podem ser alvo de sanções disciplinares e o Ministério proibiu todos os agrupamentos escolares de ensino secundário de realizar qualquer tarefa promocional ou organizacional de viagens. 
























Fonte 1 


Luis Junior

Rota no Alentejo nomeada para “Óscar do Turismo”


O Dark Sky Alqueva foi nomeado para os próximos World Travel Awards na categoria de melhor atracção turística da Europa. A rota em torno do lago Alqueva inclui concelhos portugueses e espanhóis e permite uma experiência única de observação de fenómenos celestes. A concorrência é forte: Torre Eiffel, Palácio de Buckingham e Sagrada Família de Gaudí, em Barcelona, estão entre os concorrentes aos intitulados de “Óscares do Turismo”.






Fonte 1
Fonte 2



Ana Barradas

Americano libertado após 22 anos preso por crime que não cometeu


"Estas foram as melhores notícias que eu poderia ouvir. Finalmente, posso pôr isto atrás de mim. Posso avançar com a minha vida", disse Calvin Buari, de 47 anos. O cidadão americano esteve 22 anos preso por um homicídio que não cometeu. Em maio do ano passado, duas testemunhas afirmaram que Buari não era o homem que estava no local do crime, mas a decisão de libertação só chegou ontem.

Joana  Barbosa



Fonte 1
Fonte 2
Imagem 

Google investe 244 milhões no jornalismo de qualidade

A Google vai investir cerca de 244 milhões de euros no jornalismo de qualidade nos próximos três anos. É o regresso da Google News Initiative, que quer ajudar os média a serem sustentáveis e a apostarem no jornalismo de qualidade no mundo digital. Em nota enviada às redacções, a Google considera que este é o caminho para “ajudar a construir um futuro mais forte”.

Fonte 1
Fonte 2
Fonte imagem

Catarina Lopes.

Detenções devido ao Facebook em Timor-Leste


A polícia timorense prendeu várias pessoas por, alegadamente, utilizarem o Facebook com o propósito de ameaçar e insultar os principais líderes políticos. O país está a viver um clima de tensão política, desde a dissolução do parlamento em janeiro, e tem eleições antecipadas para 12 de maio. Os detidos foram, entretanto, libertados e a ministra da Justiça, Ângela Carrascalão, disse à Lusa estar “preocupada” e afirma que o código penal timorense “deve ser alterado”, uma vez que não prevê qualquer penalização por difamação.




Rafael de Barros

CCB inaugura exposição para assinalar 25 anos



Até 27 de maio está patente ao público a exposição "CCB 25 Anos", que recorda o primeiro quarto de século do Centro Cultural de Belém, inaugurado a 21 de Março de 1993. As comemorações do aniversário do CCB começaram ontem e prolongam-se até ao fim do ano, com várias iniciativas, desde concertos até à estreia de um espectáculo de teatro encomendado à companhia Mala Voadora.


Diana Cardoso

Texto 1
Texto 2
Imagem

Horário de inverno despede-se no domingo





O horário de verão entra em vigor já na próxima madrugada de domingo, 25 de março. De acordo com a legislação, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à uma hora da manhã adianta-se o relógio para as duas horas da manhã. Na Região Autónoma dos Açores, esta mudança ocorre à meia-noite de domingo, passando para a 1:00 hora da manhã.

Inês Esteves


Fonte
Fonte da Imagem

segunda-feira, 19 de março de 2018

Portugal: trabalhadores continuam a ganhar menos do que antes da crise

O ano passado, os trabalhadores de nove países da União Europeia continuavam a ganhar menos do que em 2010, ano de início da crise económica. Portugal é um desses países, revela o relatório publicado hoje pelo Instituto Sindical Europeu, divulgado pela Confederação Europeia de Sindicatos. Itália, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Grécia, Finlândia, Croácia e Chipre são os outros países na mesma condição. Destes, só os trabalhadores de Portugal, Croácia e Chipre viram os salários crescer de 2016 para 2017.         
  
Fonte 

Itamar António

PJ apreende 1,6 toneladas de substância ilícita


Fonte








Bruna Fonseca Mesquita 
 

Rapariga é resgatada pela polícia após se pendurar no telhado de um prédio

Fonte



A polícia salvou uma jovem de 14 anos do alto de um prédio de oito andares, em Barcelona. A rapariga pendurou-se numa viga que saía para fora do prédio, para ser fotografada por um amigo. Depois da fotografia, a jovem não teve forças para voltar a subir. Ficou apoiada com os pés no parapeito da fachada do edifício até ao resgate da polícia.




Karen Souza

Crianças sem almoço por todo o país



Muitos alunos ficaram hoje sem almoço nas cantinas portuguesas. Uma consequência do primeiro dia de greves convocadas pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal para a última quinzena de março. O protesto também afetou hospitais, fábricas e empresas. Esta greve foi motivado pelos baixos salários no setor.







Duarte Monteiro 

Stop tuberculose?



O Centro Europeu para a Prevenção e Controle das Doenças (ECDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicaram hoje um relatório que revela a diminuição de novos casos de tuberculose. Regista-se uma descida na taxa média de 4,3% ao ano na Europa, sendo insuficiente para acabar com a doença até 2030, como está previsto no “stop tuberculose”. No dia Mundial da Tuberculose, a ECDC e a OMS vão apelar aos líderes mundiais para aumentarem o esforço a fim de eliminar a doença. O relatório mostra que em 2016 houve um registo de 58.994 novos casos em 30 países.



Fonte

Inês Marques

Tatuagens que permitem diagnosticar doenças


Investigadores do MIT e da Harvard Medical School criaram a Dermal Abyss,um tipo de tatuagem em que a tinta tradicional é substítuida por outra com biossensores incorporados cujas cores mudam em resposta às variações no fluido corporal. A tatuagem da Dermal Abyss tem a possibilidade de diagnosticar e tratar, a partir da sua tinta, doenças crónicas como a diabetes, a propensão para a obesidade, as enxaquecas e até a instabilidade nervosa.















Ana Pereira

Acrobata Francês morre após Espetáculo























Yann Armand, acrobata francês ao serviço do Cirque du Soleil, morreu no sábado vítima de uma queda durante o número de aerial straps num espetáculo na Florida. O artista ainda foi transportado com vida ao hospital mas não resistiu. A conta de Twitter do Cirque du Soleil emitiu um comunicado onde revela choque pela súbita perda do artista de 38 anos, que trabalhou durante 15 anos para esta organização. Afirma também uma forte cooperação com as autoridades e apoio à família de Yann Armand.


Ricardo Louro




Tolerância zero à exportação de sucata em Angola


Angola proíbe a exportação de sucata, revela um despacho do Ministério da Indústria de Angola, divulgado pela ministra Bernarda Martins. A medida deve-se ao “crescimento da indústria siderúrgica nacional”, que “exige cada vez mais (matéria-prima) e em maiores quantidades”. Facto que pode provocar "efeitos nocivos a médio prazo para o país", lê-se no despacho.



Fonte

Helena Duarte

Professora ganha o Nobel da Educação



Andria Zafirakou ganhou ontem o “Global Teacher Prize”, que é considerado o Prémio Nobel da Educação. A professora britânica de artes dá aulas na Alperton Community School, uma escola do distrito de Brent, uma das regiões mais pobres e violentas do país. Foi distinguida, entre outros feitos, por ter aprendido 35 idiomas diferentes, um dos quais o português, de modo a conseguir aproximar-se dos seus alunos. Andria  com o prémio arrecadou cerca de um 810 mil euros. 





Luís Miguel