quarta-feira, 24 de junho de 2015

Google lança plataforma online para jornalistas



A Google lançou uma plataforma online para ajudar a complementar a formação dos jornalistas. NewsLab foi o nome escolhido para o novo laboratório, acessível a profissionais de todo o mundo, onde vão estar disponíveis ferramentas que podem ser utilizadas nas suas peças. Este avanço vai permitir "a colaboração entre jornalistas e empreendedores, permitindo aplicar as novas tecnologias na divulgação de notícias", disse Steve Grove, diretor da plataforma, à agência France Presse.

Fonte da notícia - aqui.
Fonte da imagem - aqui.

sábado, 13 de junho de 2015

Um repórter inconveniente hoje na Feira do Livro



Tivemos a sorte de o conhecer no encerramento da III Semana da Comunicação na Lusófona. Aurélio Cunha salvou incontáveis vidas e ajudou a melhorar muito outras. Como os verdadeiros heróis, é um desconhecido. Podemos conhecê-lo HOJE, na Feira do Livro entre as 16 e as 17 horas, no pavilhão D27 da Chiado Editora. O antigo jornalista do Jornal de Notícias, denunciou escândalos como o sangue contaminado distribuído em hospitais públicos, a água não potável distribuída pelos SMAS do Porto ou a «“fábrica” de deficientes» na qual se transformara uma maternidade do Norte. Agora, escreveu Um Repórter Inconveniente, livro que estará a autografar. Nesta obra relata os caminhos percorridos para conseguir chegar às reportagens que fizeram tremer poderosos e acabaram com injustiças variadas, melhoraram e salvaram vidas. Um percurso que lhe custou saúde, carreira, e lhe valeu ameaças de morte, mas do qual nunca se desviou. Sempre de olhos postos no seu objetivo de vida: servir o bem público, como exige o jornalismo. Recomenda-se a leitura a todos e, em especial, aos alunos e licenciados em Comunicação e Jornalismo.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ONU pede mais segurança para jornalistas




O Conselho de Segurança da ONU aprovou a semana passada, por unanimidade, um documento que pede maior proteção para os jornalistas que estão em zonas de conflito. Na mesma reunião, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou todos os ataques contra a comunicação social. No debate inicial estiveram presentes vários convidados, entre os quais a jornalista francesa Mariane Pearl, viúva do repórter norte-americano do Wall Street Journal Daniel Pearl, sequestrado e assassinado por terroristas no Paquistão em 2002.

Fonte do texto
Fonte da imagem

Bárbara Silva

Os 35 anos da CNN: parabéns e quatro minutos de gafes


A CNN resolveu comemorar os 35 anos da estação de televisão americana por cabo com humor. Assim, criou um vídeo que reúne situações divertidas e insólitas que fazem parte da sua história.  Há de tudo, ou quase, na peça de pouco mais de quatro minutos que o canal, fundado em 1980 por Ted Turner, lançou a propósito da data redonda que celebra. A CNN foi a primeira estação do mundo a emitir notícias 24 horas por dia. 

Fonte do texto
Fonte da imagem

Diogo Branco
Gonçalo Almeida

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Caneta de Ouro da Liberdade homenageia jornalistas mortos


O prémio anual Caneta de Ouro da Liberdade, da Associação Mundial de Jornais e Editores, foi dedicado, este ano, aos 1100 jornalistas que morreram no desempenho da profissão, desde 1992.Cerca de metade das mortes (51%) envolvem jornalistas de imprensa, e 39% dizem respeito a jornalistas que cobrem conflitos e guerra. Iraque, Síria e Somália são os países em que se registaram mais mortes.


Fonte do texto
Fonte da imagem

Ana Cláudia Coelho e Ana Rita Frade

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Candidaturas abertas aos Prémios de Jornalismo do Jornal do Fundão





Até 1 de Setembro estão abertas as candidaturas aos Prémios de Jornalismo do Jornal do Fundão. O concurso tem o objetivo de "reconhecer e premiar a excelência" e distingue trabalhos desenvolvidos em 2014 por jornalistas e alunos universitários de comunicação e jornalismo. É possível participar com trabalhos para imprensa, rádio, televisão e internet. Os vencedores são anunciados a 1 de outubro e os prémios variam entre os mil e os dois mil euros.

Consulte o regulamento aqui.