quarta-feira, 24 de abril de 2013

Jornais: vendas sobem, publicidade desce




Segundo dados revelados pela Newspaper Association of America, a venda de jornais nos Estados Unidos atingiu em 2012 os 10 bilhões de dólares, um aumento de 5% em relação ao ano anterior e a primeira subida desde 2003. O crescimento resulta do aumento das assinaturas das edições digitais. Apesar disso, as receitas da publicidade continuam em queda e desceram 6% em 2012. No balanço final, a imprensa americana rendeu cerca de 38,6 bilhões de dólares, um número mesmo assim inferior aos 39,5 bilhões alcançados em 2011.


Fonte: http://www.jornalistasdaweb.com.br/2013/04/08/naa-eua-jornais-2012/
Fonte (Imagem): http://www.walletpop.ca/gallery/things-you-should-never-pay-for/5084368/

Gabriel Monteiro

terça-feira, 23 de abril de 2013

Descubra o jornalista Fausto Gonçalves


Até 15 de maio está aberta ao público a exposição Fausto Gonçalves, que recorda o jornalista e activista sindical e político, nascido em 1899 e desaparecido em 1977. Fausto Gonçalves trabalhou em vários títulos de imprensa, como o Notícias de Coimbra, Alvorada e O Tempo. Fundou e dirigiu O Relâmpago e o Almanaque Alentejano. Jornalista com fortes convicções políticas foi, em 1919, um dos fundadores da Federação Maximalista Portuguesa, que antecedeu o Partido Comunista Português. Um homem de coragem, a descobrir na Biblioteca-Museu República e Resistência, em Lisboa.

Fonte: http://www.jornalistas.eu/?n=9115
Geisa Santos

L’Opinion nas bancas a 15 de maio



Nicolas Beytout, ex-editor dos jornais franceses Le Figaro e do Les Echos, lança a 15 de maio o L’Opinion. Com um conteúdo de informação, análise, defesa e confronto de opiniões, o novo diário vai ter o preço de 1,50€. O novo título vai apostar também no formato eletrónico, a fim de combinar a influência de um jornal com a audiência da internet. Com uma redação de 30 jornalistas e um investimento inicial de 15 milhões de euros, o objectivo é a viabilização financeira do L’ Opinion em três anos, uma aposta em contra corrente com a crise atual dos média.


Fontes:
http://www.jornalistasdaweb.com.br/2013/04/10/novo-jornal-e-site-de-noticias-frances-lopinion-sera-lancado-em-maio/

http://www.lexpress.fr/actualite/medias/nicolas-beytout-ex-patron-des-echos-lance-le-quotidien-l-opinion_1243371.html

http://www.france5.fr/et-vous/France-5-et-vous/Mini-sites/Bonus/La-France-en-faillite-/p-2335-Entretien-avec-Nicolas-Beytout-copresentateur.htm

Inês Carvalho

Mais um jornalista somali assassinado na Somália


O jornalista Mohamed Rageh foi morto por homens armados em Mogadíscio. A vítima trabalhava para a televisão nacional e a Rádio Mogadíscio. Este é o quarto jornalista morto na Somália desde o início do ano, de acordo com o sindicato nacional dos jornalistas somalis. A 24 de março, tinha sido a vez de Rahmo Abdul Kadir, a primeira mulher jornalista vítima do conflito. Os assassinatos de jornalistas têm sido atribuídos aos islamitas Shebab ou a ajustes de contas entre os clãs que fragmentam a Somália, um país em guerra civil desde 1991.


Isís Abrantes

Estágios remunerados na União Europeia



Terminam a 15 de Maio as inscrições para os estágios Robert Schuman para jovens jornalistas licenciados. Os candidatos devem ser nacionais de um país da União Europeia e ter experiência profissional comprovada através de trabalhos publicados ou inscrição em associação jornalística. Outra obrigação é o domínio de uma das 23 línguasoficiais da EU e conhecimentos de uma segunda. Os estágios remunerados de cinco meses decorrem nos países selecionados pelo Parlamento Europeu: Luxemburgo, Bruxelas, Bélgica, Estrasburgo e França.


Fonte (Imagem): http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/uniao-europeia/ue-comissao-europeia-euro-bloco-constituicao-tratado.shtml
Ana Catarina Antão