terça-feira, 22 de março de 2011

Emídio Rangel aposta forte nos media


Emídio Rangel vai arrancar com um projecto a partir do mês de Abril, que engloba a criação de um semanário, uma rádio de informação e um site na Internet.

Este projecto vai custar cinco milhões de euros, o que inclui a contratação de mais de cem jornalistas que, possivelmente, vão trabalhar para um canal de informação cuja responsabilidade estará a cargo do ex-director de informação da SIC. A maior parte do capital investido vem de um grupo espanhol, sendo o resto repartido por vários accionistas. Entretanto, Rangel assinou um contrato com a rádio Paris-Lisboa, com o intuito de criar um canal de informação concorrente à TSF. O antigo fundador da TSF contará com a ajuda de 15 rádios locais, de forma a chegar a vários pontos do país.

Para além de ter garantido os direitos da liga espanhola de futebol de 2012 a 2015, Emídio Rangel está também em negociações com o Sport Lisboa e Benfica para a compra dos jogos após a época desportiva de 2012-2013, ano em que o contrato entre o Benfica e a Sport TV termina.

João Carreira
Sérgio Moitas

Edição: Miguel Morelli

Jornalistas desaparecidos na Líbia


O correspondente iraquiano Ghaith Abdul-Ahad do jornal britânico The Guardian e o repórter Andrei Netto do jornal brasileiro Estado de São Paulo estão desaparecidos na Líbia desde dia 6 de Março. O jornalista iraquiano do The Guardian viajava com o repórter do Estado de São Paulo na altura do desaparecimento.

As últimas notícias dos jornalistas desaparecidos são dos arredores da cidade de Zauia, situada no ocidente do país, palco dos violentos confrontos entre as forças revoltosas e as de Muammar Khadafi. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o repórter brasileiro foi detectado e a embaixada da Líbia está a tentar libertá-lo.

O jornal The Guardian tem estado em contacto com oficiais do governo Líbio em Trípoli e Londres e pediu ajuda urgente na assistência às buscas do jornalista. Abdul-Ahab escreve para o jornal desde 2004 e passou longos períodos a trabalhar na Somália, Sudão, Iraque e Afeganistão e ganhou vários dos mais prestigiados prémios para correspondentes estrangeiros no Reino Unido, afirma o jornal.

Alexandre Miguel Silva Pinho
Mónica Lee Castanheira

Edição: Miguel Morelli

segunda-feira, 21 de março de 2011

TV Globo em Lisboa com olhos na Europa


A estação brasileira TV Globo vai fixar em Lisboa a sua primeira sede europeia. A inauguração do espaço, na Avenida Fontes Pereira de Melo, está prevista para o final do semestre de 2011. Ricardo Pereira, director da TV Globo Europa, em declarações à revista Briefing, explicou que Portugal é um mercado estratégico por dois motivos. “Beneficia de uma localização privilegiada, como porta de entrada para o resto da Europa” e tem uma proximidade cultural com o continente africano. Esta medida visa também a expansão da TV Globo em Portugal, apostando na diversificação e reforço na área das co-produções. A sede será um espaço multifunções, com estúdio para gravação de programas e entrevistas, auditório para eventos e centro de escritórios.

Ana Carolina Sá
Ricardo Fernandes

quinta-feira, 17 de março de 2011

As 1ªs páginas dos jornais de hoje são iguais...


O hipermercado Continente está hoje por todo o lado na imprensa - envolve as primeiras páginas dos jornais, cerca os sites dos títulos na Internet. De manhã, o site do Diário de Notícias mostrava o anúncio da marca como a 1ª página da edição de hoje, o que, felizmente, foi corrigido.
1. Bem sei, é o desespero por receitas publicitárias que leva os jornais a abdicar da sua zona nobre (e identidade?)... a primeira página.
2. Não, não quero brincar com o slogan "novidades, novidades..." embora seja tentador. De qualquer forma, o que gostaria mesmo era de ver notícias nas primeiras páginas dos jornais, e não publicidade.

Carla Martins

Lusófona debate Jornalismo Narrativo


Haverá espaço para o jornalismo narrativo nas redacções? E será que o futuro do jornalismo passa também por aqui? Como contar uma boa história e manter uma ligação forte com o público? Estas e muitas outras questões estarão em cima da mesa num debate que reunirá quatro jornalistas (Ana Sofia Fonseca, José Vegar, Paulo Moura e Ricardo J. Rodrigues), na Universidade Lusófona, em Lisboa, na 8ª Edição do Ciclo de Conferências Comunicação e Jornalismo no séc. XXI.


A Direcção do Curso de Comunicação e Jornalismo convida todos os interessados a estarem presentes na conferência “O Jornalismo Narrativo nos Media”, que terá lugar a 24 de Março, às 17h30, no Auditório Armando Guebuza (Edifício da Biblioteca). A entrada é livre e será atribuído Certificado de Participação.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração


Terminou no dia 11 de Março o prazo para a entrega das candidaturas ao Prémio de
Jornalismo “Direitos Humanos e Integração”, promovido pelo Gabinete para os Meios de
Comunicação Social (GMCS).

Os três trabalhos que melhor promovam a Defesa dos Direitos Humanos, nas categorias
de Imprensa escrita, Rádio, e Audiovisual, receberão prémios de 3.000 euros. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia em Abril.

Os vencedores da edição anterior foram Ricardo Rodrigues, Maria Augusta
Casaca e Maria Margarida Abreu Metello.

Ruben Daniel Ricardo Gomes
Tiago de Matos Rodrigues

Edição: Miguel Morelli

terça-feira, 15 de março de 2011

El País lança novo blog “Periodismo con Futuro”

El país, o diário espanhol de maior tiragem, lançou no dia 7 de Março um novo weblogue intitulado “Periodismo con Futuro” (Jornalismo com Futuro), com vista a abrir o “debate sobre o presente e o futuro do jornalismo e sua indústria” a nível global.

Este blogue caracteriza-se por ser um espaço de debate, informação e análise, havendo espaço para reportagens, entrevistas, e tendências tecnológicas. No “Periodismo con Futuro” pretende-se lançar um olhar crítico sobre as publicações, e existe a possibilidade de expressar ideias e opiniões através de comentários.

Ana Carolina Sá
Ricardo Fernandes

Edição: Miguel Morelli

Nuno Santos troca SIC pela RTP

Nuno Santos, director de Programas da SIC, vai voltar à RTP como director de informação, substituindo José Alberto Carvalho.

O jornalista aceitou o convite enviado pelo presidente da Televisão Pública, Guilherme Costa, no final da semana passada. “É um convite que me honra e uma grande responsabilidade. É com entusiasmo que regresso à RTP”, disse Nuno Santos à agência Lusa.

O novo director de informação da RTP passou três anos na SIC, e deixou uma palavra de agradecimento a Luís Marques, director-geral da televisão privada. Acrescentou que “após um complexo processo de reestruturação” a SIC está “mais bem preparada para os desafios que se colocam num mercado televisivo em galopante transformação”.

Bruno Perdigão
Mariana Carvalho

Edição: Miguel Morelli

Prémio de Jornalismo LPCC e SPMSD na área da Oncologia


A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Sanofi Pasteur MSD (SPMSD) lançaram, a 2 de Março, o Prémio de Jornalismo LPCC/SPMSD 2011, com o objectivo de distinguir o melhor trabalho jornalístico na área da Oncologia.

Este prémio pretende promover o trabalho jornalístico que mais sensibilizou a população para as problemáticas da doença, alertou para os comportamentos de prevenção e para os últimos avanços da medicina que melhoram significativamente a qualidade de vida dos doentes.

O júri será composto por especialistas na área de Oncologia, membros de entidades institucionais da Comunicação Social, e por um membro indicado pela SPMSD. A data limite para envio das candidaturas é o 18 de Novembro de 2011. Os trabalhos devem ser endereçados para:

Prémio de Jornalismo LPCC/SPMSD, Liga Portuguesa Contra o Cancro
Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, n.º 57 - 3º F
1070-061 Lisboa

O valor do prémio é 7500 euros e os trabalhos podem utilizar diferentes suportes de comunicação.

Ana Rita Vespasiano
Julieta Regina Quintas

Edição: Miguel Morelli