segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"New York Times” aposta no Facebook

O jornal “The New York Times” colocou à disposição dos leitores online um novo serviço com ligação ao Facebook. Os utilizadores podem agora partilhar através do seu perfil no Facebook as notícias que leram no “The New York Times” online através do botão Gosto.

Os utilizadores podem aceder a este serviço a partir do momento em que abrem uma conta no site nytimes.com e a ligam à conta no Facebook, à semelhança do que o "The Washington Post" já utilizava. Arthur Sulzberger Jr., editor e presidente do “The New York Times”, afirmou no nono encontro internacional Newsroom Summit em Londres que é necessário procurar novos tipos de modelo de negócio para acompanhar a evolução do jornalismo e prevê ainda que no futuro seja provável que o formato físico do jornal desapareça por completo.

Ana Rita Carmello, Eliana Costa e Marta Rodrigues

Edição: Miguel Morelli

Centro Europeu de Jornalismo lança desafio a futuros repórteres

O Centro Europeu de Jornalismo (EJC) em parceria com a Comissão Europeia lançou uma iniciativa contra a pobreza no mundo para jovens estudantes de jornalismo, entre os 18 e os 30 anos, de países membros da UE: “Jovens Repórteres Contra a Pobreza”. O concurso passa por apresentar um artigo ou uma reportagem radiofónica, até 29 de Outubro, redigido na língua mãe do participante sobre a UE e o desenvolvimento.

Os 33 candidatos seleccionados farão a cobertura das Jornadas Europeias do Desenvolvimento, em Bruxelas, durante o mês de Dezembro, e os três vencedores do concurso, nas categorias de melhor artigo, melhor reportagem radiofónica e reportagem da actualidade mais original, serão convidados a fazer uma viagem de trabalho num dos países parceiros da Comissão em África.

As candidaturas podem ser apresentadas em www.youngreporters.net, sitio Web onde os futuros jornalistas encontram toda a informação sobre esta iniciativa.

Patrícia Santos Silva, Jorge Almeida e Miguel Simões

Edição: Miguel Morelli

Media e Cidadania em discussão na Gulbenkian

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai realizar a IVª conferência anual da ERC nos dias 18 e 19 de Outubro, sobre “Media e Cidadania – Velhas e Novas questões”. A Conferência, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, vai contar com a presença de vários profissionais da área dos media, entidades oficiais, investigadores e estudantes de jornalismo.

No primeiro dia, a “Regulação dos Media” vai ser debatida de acordo com os pontos de vista de deputados como Agostinho Branquinho (PSD), Pedro Mota Soares (CDS-PP) e o ex-deputado do PS, Arons de Carvalho. A segunda sessão do dia, que terá inicio às 14:30h, vai ser moderada por Estrela Serrano, Vogal do Conselho Regulador da ERC, estando em discussão estudos acerca da “Privacidade, da Intimidade e da Violência” na imprensa em 2009.

O segundo dia da conferência, vai debruçar-se sobre “Publicidade do Estado e Audiências” e a questão dos media e das acessibilidades para pessoas portadoras de deficiência. A moderar os debates estarão presentes Elísio Oliveira, Vice-Presidente da ERC, e Rui Assis Ferreira, vogal do Conselho Regulador da ERC.

Programa:

Sara Cabral, Sara Beato e Soraia Neto

Edição: Miguel Morelli

BBC olha com reservas para o jornalismo de cidadão

A estação de televisão pública britânica BBC lançou dia 12 de Outubro o novo livro de estilo que, entre outros assuntos, aborda o tema da precisão e fiabilidade do jornalismo de cidadão.

A BBC afirma, na secção "User Contributions in News Output", que o órgão de comunicação não deve "assumir que o material [proveniente dos cidadãos] é verídico e deve tomar medidas para procurar a verificação". Explica ainda que "enquanto as ferramentas de manipulação digital se tornam mais acessíveis, também temos de nos proteger de manipulação de fotos e falsificações."

As redes sociais da Internet não foram excluídas. De acordo com o livro de estilo, "quando há conteúdos enviados à BBC, de uma conta do Facebook ou Twitter, têm que haver cuidados específicos para confirmar a identidade de quem envia."

Flávio Martins, Hugo Mascarenhas e Miguel Morelli

Edição: Miguel Morelli