terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cartoon Movement: Cartoonismo na Era Digital

A organização Video Journalism Movement (VJM) planeia lançar uma plataforma digital dedicada à publicação e partilha de cartoons políticos no próximo dia 15 de Dezembro. O site, intitulado Cartoon Movement, assume uma transição na indústria e quer assegurar que os cartoons políticos continuem acessíveis e sustentáveis na era digital.

"Esperamos promover um ambiente de colaboração, de aumento dos lucros e do uso justo dos trabalhos dos cartunistas políticos," disse o fundador do projecto, Tjeerd Royaards. "A plataforma estará atenta à descoberta de inovações nos formatos de armazenamento que garantam que o cartoon se possa sustentar", explicou ao Journalism.co.uk.

Royaards também afirmou que o uso comercial dos cartoons e desenhos postados no Cartoon Movement será pago, no entanto, qualquer pessoa poderá utilizar o material desde que seja para iniciativas não comerciais. Video Journalism Movement é uma organização que promove o video-jornalismo e a liberdade de expressão.

Cartoon Movement contará com 60 freelancers cartunistas de mais de 50 nacionalidades diferentes e, em semelhança ao VJM, vai procurar a colaboração de quem navegue pelo site.

Hugo Mascarenhas, Flávio Martins e Miguel Morelli


Edição: Miguel Morelli

Sem comentários: