terça-feira, 13 de maio de 2008

Juan Luís Cebrián debate economia dos media na Lusófona

Juan Luís Cebrián, fundador do El País e Vice-Presidente do Grupo Prisa, debate na Universidade Lusófona, esta quinta-feira, 15 de Maio, pelas 18 horas, “A Economia dos Media em Portugal e Espanha, Hoje". A evolução do mercado ibérico dos media e as implicações dos fenómenos económicos no exercício da profissão do jornalista são algumas das questões que vão estar em cima da mesa, numa conferência apresentada e comentada por António José Teixeira, Subdirector de Informação da SIC e Director da SIC Notícias.

Jornalista há mais de trinta anos, académico e escritor, Juan Luís Cebrián acumula o cargo no Grupo Prisa com a vice-presidência da Sogecable, o grupo espanhol líder na televisão por cabo, responsável pela introdução da televisão digital e dos serviços interactivos no país vizinho.

Membro da Real Academia Espanhola, Cebrián estudou Filosofia na Universidade Complutense de Madrid e licenciou-se na Escola Oficial de Jornalismo de Madrid em 1963. Foi director-fundador do diário El País e presidiu o Instituto Internacional de Imprensa. Fundou também a revista Cuadernos para el diálogo, trabalhou como chefe de redacção e subdirector nos diários Pueblo e Informaciones de Madrid e dirigiu os Serviços Informativos da Televisão Espanhola. É autor de várias obras, algumas delas traduzidas para português como Cartas a um Jornalista, O Fundamentalismo Democrático e Francomoribundia, a última publicada.

A conferência "A Economia dos Media em Portugal e Espanha, Hoje", realiza-se no Auditório Agostinho da Silva, situado no campus da ULHT, (Campo Grande, 376), no âmbito do Ciclo de Conferências ECATI 2008, que assinala a criação da Escola de Artes, Comunicação e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

4 comentários:

Peter disse...

È pena que a concentração dos media que Cebrián defende seja o oposto da pluralidade que ele diz defender.

Anónimo disse...

Há sempre pessoas a contradizerem-se... ou devo dizer "á gente que se contradiz" (isto a propósito do acordo ortográfico). Será que o senhor opina sobre o assunto?

Peter disse...

Caro Bruno sou absolutamente contra o novo acordo ortográfico. Acho que é mais uma violação á soberania portuguesa entre muitas outras que têm sido cometidas.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Jornalismo Globalizado: Um esforço alto a ser reconhecido. Aproveite pra participar das enquetes para escolher os protagonistas de 2009.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.