quinta-feira, 8 de maio de 2008

Jorge Sampaio, jornalismo e transparência

O ex-presidente da República Jorge Sampaio defendeu que os 'media' deviam divulgar os seus principais anunciantes.

O tema - é um de vários - está a ser debatido no domínio do Jornalismo Económico por iniciativa da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (a polícia da bolsa) que desafiou os jornais a autoregularem-se criando um Código de Boas Práticas que reforce a transparência e minimize o risco de manipulação do jornalismo financeiro pelas fontes.

O caso da "OPA dos chineses sobre o Benfica" - a notícia de uma OPA suportada em fonte anónima a que se acrescentava o valor da oferta com fonte identificada e que acabou por se revelar falsa mas que permitiu a alguns ganharem dinheiro - tem servido de exemplo para ilustrar a necessidade de os jornalistas económicos e financeiros aceitarem a auto-imposição de algumas regras.

Aqui fica como exemplo o Código de Práticas do Financial Times.
Não encontramos ali a obrigação de o FT publicar os seus principais anunciantes e tenho dúvidas se é preciso ir tão longe.

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